leva cultura e tradição para mais de 150 alunos da Escola Estadual Deusolina Salles Farias

No último dia 26 de agosto, a Escola Estadual Deusolina Salles Farias, em Macapá, foi palco de uma verdadeira imersão cultural com o projeto “ O Marabaixo Vem à Escola”, iniciativa apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e pelo Governo do Estado do Amapá, por meio da Lei nº 2.137, de 02 de março de 2017.
A ação contou com a participação de mais de 150 alunos, que tiveram a oportunidade de vivenciar o Marabaixo em diferentes dimensões, através de três ambientes simultâneos dentro da escola, que reuniram palestras, oficinas e apresentações artísticas.
Atividades realizadas
- Palestras: ministradas pelo professor Dinho Paciência e pela professora Priscila da Azebic, que apresentaram reflexões sobre a importância histórica, cultural e identitária do Marabaixo e com Carlos Pirú, que trouxe aos estudantes a vivência da criação de versos e cantigas inspiradas no ritmo do Marabaixo.



Oficina de Dança: conduzida por Del Marabaixo e Lucenildo Filho, proporcionando aos alunos a experiência da expressão corporal e dos passos tradicionais.


Oficina de Caixas de Marabaixo: orientada por Marcelo Coimbra, que ensinou o toque dos instrumentos, elemento essencial da musicalidade marabaixeira.



O evento também contou com apresentação do Grupo da Escola Francisco de Oliveira Filho – ANAUARAPUCÚ, encantando o público presente.



Convite à valorização cultural

Segundo o coordenador Carlos Pirú, essas atividades não apenas fortalecem a identidade cultural dos estudantes, como também servem de convite para que as escolas participem da 8ª edição do projeto “Cantando Marabaixo nas Escolas”, desenvolvido pelo Instituto Nação Marabaixeira.

Valorização do patrimônio imaterial
A iniciativa reafirma o papel do Marabaixo como Patrimônio Cultural Imaterial do Amapá, aproximando as novas gerações dessa tradição que atravessa séculos e resiste como símbolo de fé, luta e pertencimento.

Por Luzia Mota
Compartilhe este conteúdo


